(I) Instalação
1. A bomba de lama deve ser mantida na horizontal, com um desvio horizontal não superior a 3 mm, para facilitar o fornecimento normal de óleo através do canal de óleo lubrificante na extremidade de acionamento durante o funcionamento e garantir o funcionamento normal da correia trapezoidal de acionamento. Os requisitos para a transmissão por corrente são mais rigorosos, exigindo que as rodas dentadas grandes e pequenas da bomba sejam instaladas na mesma base, e deve ser feita uma ligação rígida quando estão em bases diferentes.
2.º A bomba deve ser posicionada o mais baixo possível e o reservatório de lama o mais alto possível para facilitar a aspiração.
3. O tubo de aspiração da bomba deve ser preferencialmente utilizado com uma mangueira com um diâmetro mínimo de 250 mm. O comprimento deve ser entre 2,1 e 3,8 metros, direito, sem curvas acentuadas, para reduzir o atrito e a perda de inércia no tubo de aspiração.
4.º A ligação entre a tubagem de aspiração e o tanque de lama não pode estar diretamente por baixo da lama quando esta regressa ao tanque, para evitar a aspiração do sedimento no fundo do tanque.
5.º Apoie firmemente todas as tubagens de aspiração e descarga, evitando que suportem cargas externas adicionais e reduzindo a vibração. As tubagens nunca devem ser penduradas na bomba devido à falta de suporte.
6. O sistema de aspiração não deve permitir fugas de ar, o que é um grande problema relacionado com o funcionamento normal da bomba de lama.
(II) Partida
1. Quando ligar uma bomba nova ou uma bomba antiga que esteve fora de serviço durante um longo período, limpe primeiro o cárter de óleo da extremidade motriz, o depósito de óleo lubrificante, o canal de óleo e o espaço em redor da cruzeta, adicione óleo para engrenagens industriais de extrema pressão de carga média CKC320 ou CKC220 e abra as tampas de inspeção antes do arranque. Adicione óleo ao pinhão, ao rolamento e ao depósito de óleo da cruzeta para lubrificar todas as superfícies de atrito da bomba antes do arranque.
2.º Verifique se a bomba de pulverização, o depósito de água e a tubagem de pulverização estão limpos e em boas condições. Quando o arrefecimento com água da torneira for utilizado como último recurso, a pressão da água deve ser superior a 0,5 kg e o volume de água de arrefecimento por bomba de lama por hora não deve ser inferior a 6 metros cúbicos. Quanto mais elevada for a temperatura ambiente e a pressão da bomba, maior será a quantidade de água de refrigeração necessária. A parede exterior da camisa do cilindro deve ser tocada frequentemente para verificar a dissipação de calor da camisa do cilindro. Geralmente, é recomendável sentir o arrefecimento. Se for utilizada água circulante, a temperatura de entrada da água não deve exceder os 20 °C após a sedimentação, a filtração e o arrefecimento natural.
3. Aperte os parafusos da sobreposta do rolamento principal da cambota na extremidade de acionamento e todos os fixadores na caixa de válvulas; não deve haver fugas nas peças de vedação do fole, na haste intermédia da bomba e na placa de posicionamento para impedir a entrada de água de refrigeração na extremidade de acionamento.
4. Verifique se todas as válvulas da tubagem de lama estão em condições de funcionamento corretas antes do arranque.
5. Verifique se a pressão de enchimento do airbag pré-pressurizado cumpre os requisitos.
6.º Verifique se o manómetro da bomba e a válvula de segurança (especialmente o pino de segurança) estão normais.
7.º Abra a tampa da válvula, encha a caixa da válvula de aspiração com água limpa ou lama e retire o ar.
8.º Aumente lentamente a velocidade da bomba ao arrancar para evitar a cavitação no cilindro.
9. Quando a densidade da lama for elevada, o teor de gás for elevado e a viscosidade for elevada, a bomba deve ser operada a uma velocidade média ou baixa, tanto quanto possível, para evitar uma sucção deficiente.
10.º Imediatamente após o arranque, inspecione a bomba de perfuração. Se for detetado um aumento anormal da temperatura local, ruído anormal ou fuga de ar na tubagem de aspiração, pare imediatamente a bomba, descubra a causa e proceda às correções.
(III) Operação
1. O truque para fazer com que a bomba de perfuração de ação simples de três cilindros tenha um bom desempenho em funcionamento é: utilizar o maior pistão possível, cumprindo os requisitos de pressão da bomba; Utilize a menor velocidade possível da bomba (cursos/minuto) atendendo aos requisitos de deslocamento. Por outras palavras, sob a premissa de cumprir os requisitos do processo de perfuração, dentro do intervalo permitido de desempenho técnico da bomba de perfuração, tente utilizar um pistão grande e uma velocidade baixa da bomba.
2.º Observe cuidadosamente se a camisa do cilindro se move para a frente e para trás e se a braçadeira da haste do pistão emite ruído durante o movimento alternativo. Se forem encontradas condições anormais, resolva-as rapidamente. Verifique e aperte os fixadores de cada peça a tempo.
3.º Verifique se existem fugas em cada peça de vedação de alta pressão, se a válvula da bomba apresenta orifícios ou ruídos de impacto anormais e resolva-os a tempo se for encontrada alguma situação anormal.
4.º Preste muita atenção às alterações da pressão da bomba. Se a pressão da bomba oscilar bruscamente, aumentar ou diminuir repentinamente, descubra a causa rapidamente e resolva-a adequadamente.
5.º Tenha em atenção a lubrificação, o aumento de temperatura e o arrefecimento das peças operacionais (especialmente as peças do rolamento), verifique se o óleo lubrificante e a água de arrefecimento estão presentes.
Endereço:Sala 616, Fortune Plaza, Yungang Road, Zona Económica da Aviação
TELEFONE:+86 156 1779 7655
TEL:+86 371 85304855